PT Leopoldina - Diretório Municipal

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Até onde vai a Crise nos EUA?

Paulo Cangussú André

Os riscos de uma recessão na economia americana são cada vez maiores e ameaçam o mundo inteiro, advertiram ontem o World Economic Forum (WEF), o Citigroup e a Marsh & McLennan.
Até onde isso é verdade? É verdade que os Estado Unidos estão passando por um momento economicamente difícil, mas tentar alertar o mundo inteiro por causa desta crise é nada mais que uma estratégia.

Que fique bem claro, esta crise dos EUA nada mais é que uma reação do mercado às irresponsabilidades cometidas por Bush e Alan Greenspan. Crise que prejudicou significativamente as instituições financeiras daquele pais.

Agora estas instituições vêm tentando criar um clima de apreensão internacional para que os investidores voltem para os EUA. A coisa funciona mais ou menos assim. Os investidores internacionais estão sempre em busca de mercados mais lucrativos e seguros. Na teoria os Estados Unidos seria o mercado mais seguro, então com a ameaça de uma provável crise internacional estes investidores voltariam para os EUA, abarrotando de dinheiro os cofres destas instituições financeiras.

A estratégia é perfeita, é só difundir a idéia de que a crise se espalhará pelo mundo caso os EUA entre em uma recessão, combinando isso com análises sobre possível redução do crescimento da China os EUA volta a ser um porto seguro.

Infelizmente a imprensa não presta atenção nisso, e os economistas que ficam ligados somente nas fórmulas e se esquecem do jogo político caem na armadilha. Nada no mundo econômico é por acaso, tudo tem explicação, os cálculos indicam o comportamento, mas não dizem o porque deste comportamento isso que faz da economia uma ciência humana.

Nenhum comentário:

Notícias