PT Leopoldina - Diretório Municipal

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Aprovação de Lula sobe para 66,8%, a maior desde 2003, aponta pesquisa CNT/Sensus

Pesquisa realizada pela CNT/Sensus e divulgada nesta segunda-feira (18) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve avaliação positiva de 66,8% dos entrevistados. O percentual é o mais elevado desde dezembro de 2003, primeiro ano do primeiro mandato de Lula, quando o número chegou a 69,9%. Na última pesquisa, realizada em outubro do ano passado, a aprovação de Lula ficou em 61,2%.

A avaliação do governo também subiu, chegando a 52,7%, melhor índice desde janeiro de 2003, quando 56% da população aprovava o primeiro mês do governo de Lula.

Nem mesmo as denúncias de mau uso dos cartões corporativos arrefeceu o ânimo das pessoas que responderam a pesquisa. A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles tinham conhecimento do caso. Dentre os entrevistados, 64,1% disseram que têm acompanhado ou ouviram falar. Desses, 83,1% querem que ministros e funcionários públicos não tenham mais acesso aos cartões corporativos. Outros 70,2% acham que quem cometeu irregularidades deve ser demitido e devolver o dinheiro gasto irregularmente.

Dos que têm conhecimento, 74,9% disseram que isso afeta a imagem do presidente, mas, contudo, isso não teve efeito nas avaliações positivas do presidente e de seu governo.Tanto que em outra parte da pesquisa, quando os eleitores foram questionados para apontar espontaneamente em quem votariam em 2010, Lula encabeça a lista, com 18,6% das citações.O segundo colocado nesta lista é o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com apenas 5,1%.

CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas em 24 Estados, entre 11 e 16 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Com informações do Portal Terra

Economia: Varejo brasileiro tem melhor ano desde 2001, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram no ano passado a maior expansão desde 2001, confirmando a força da demanda interna que vem sendo o motor do crescimento do País.

O estímulo às compras veio do aumento do emprego e da renda do trabalhador, além da maior oferta de crédito e da estabilidade da economia, que gera confiança, segundo analistas.

O volume de vendas subiu 9,6% em relação a 2006, a melhor leitura desde o início da série histórica, em 2001, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira. Em dezembro, as vendas ficaram estáveis na comparação com novembro e saltaram 9% frente a dezembro de 2006.

Em 2007, as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançaram 6,4%, respondendo por um terço do crescimento do comércio no período."Este desempenho refletiu as melhoras da renda e do emprego e a expansão do crédito", apontou o IBGE em nota.

O setor de móveis e eletrodomésticos teve o segundo principal impacto no resultado de 2007, com alta das vendas de 15,4%.

Os setores de tecidos, vestuário e calçados e de livros, jornais, revistas e papelaria também tiveram o melhor desempenho da série histórica, com expansão de 10,7% e 7,1%, respectivamente.

No ano, as regiões com maiores taxas de crescimento nas vendas foram Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

Receita cresce

O IBGE acrescentou que a receita nominal do comércio aumentou 14,1% em 2007 sobre o ano anterior.

Na comparação entre dezembro e novembro do ano passado, a receita cresceu 0,4%. Frente a dezembro de 2006, a alta foi de 13,1%.

Conheça os Planos da Fundação Perseu Abramo para 2008

Algumas das principais atividades da Fundação Perseu Abramo em 2008 serão direcionadas à formação política, tendo como base as resoluções do III Congresso do PT. Nesse sentido, a prioridade é a estruturação, em conjunto com a Secretaria Nacional de Formação Política do PT, de um sistema nacional de formação política, que deverá contar com novas formas de divulgação, através de programas de TV e sites.

Também está prevista realização de cursos de formação para candidatos às eleições municipais no país, especialmente aqueles que têm pouco acesso a informações sobre políticas públicas e de como construir um mandato.

Além disso, o Núcleo de Opinião Pública da FPA fará um trabalho de acompanhamento das pesquisas eleitorais, organizando claramente os resultados divulgados para facilitar a compreensão dos candidatos. Sem deixar de lado o trabalho de divulgação das importantes pesquisas feitas para a FPA, especialmente a mais recente, sobre os idosos no Brasil, realizada em parceria com o SESC.

Outra atividade importante da FPA, que deverá ser inciada em março, conjuntamente com as fundações João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola-Pasqualini (PDT) e Instituto Maurício Grabois (PCdoB), é a promoção de um ciclo de debates sobre as necessárias reformas democráticas – política, tributária, urbana, agrária e educacional.

A FPA ainda participará do esforço de articulação para a realização da Conferência do Nordeste, tal como já fizera antes com as Conferências da Amazônia. O encontro, reunindo as principais lideranças partidárias, ONGs e movimentos sociais da região, deverá oferecer sugestões e propostas para as ações estratégicas do novo projeto de desenvolvimento do Nordeste, inserido no Projeto do Brasil Sustentável, democrático, social e culturalmente justo.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda, núcleo de memória do PT dentro da FPA, também trará novidades para o ano que começa, além de manter os debates mensais e dar continuidade ao precioso trabalho de documentação. A principal delas é a publicação da revista Perseu: História, Memória e Política, voltada para os meios acadêmicos de história e ciências sociais. Um guia com um inventário de tudo o que está arquivado no CSBH sobre a história do PT e das esquerdas no Brasil também deverá ser lançado.

Lula: CPI deve dar sugestões para aperfeiçoar contas públicas

Para presidente, CPI deve ter como objetivo detectar o que há de errado e dar sugestões.Na Antártida, Lula também disse que Petrobras conhece conteúdo de laptops furtados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (17) que a CPI dos cartões corporativos, cujo requerimento foi protocolado na última quinta, deve apresentar sugestões para aperfeiçoar as contas públicas brasileiras.

“A CPI deve ter como objetivo detectar o que acontece de errado e apresentar sugestões que possam aperfeiçoar as contas públicas brasileiras”, disse Lula, durante visita à base brasileira Comandante Ferraz, na Antártida.

Click aqui para assistir o vídeo da entrevista.

PT confirma as datas para o I Congresso da Juventude

Já está confirmada a data para o I Congresso da Juventude do PT, que esse ano terá etapas municipais, estaduais e nacional. O regulamento foi aprovado no sábado (09/12), pelo Diretório Nacional, em Brasília.

Ficou definido que as etapas municipais elegem a cada três credenciados um delegado para a etapa estadual. Já na etapa estadual, cada quatro credenciados elegem um delegado para a etapa nacional.

Outra novidade neste processo é que as delegações nacionais eleitas nas etapas estaduais deverão obedecer à paridade de gênero, ou seja, 50% dos delegados deverão ser mulheres e os outros 50% homens. Já as delegações estaduais eleitas nos municípios deverão garantir um mínimo de 30% de mulheres em sua composição.

Para o secretário estadual de Juventude do PT de Minas, Silvio de Sá, os encontros municipais serão fundamentais para a consolidação de um projeto de juventude partidária no estado. Ele explica que a legenda tem trabalhado para articular os encontros nas regiões definidas pelo partido. “A secretaria estuda a possibilidade de realizar encontros nas novas regionais do PT em Minas Gerais de acordo com a resolução 01/2008 do diretório estadual”, explica.

Calendário do I Congresso da JPT

Fevereiro
20 – divulgação da lista de aptos a votar e serem votados
29 – prazo para que sejam solicitadas inclusão de novos nomes na lista (Através do Portal JPT, SEJs, e SORGs Estaduais)

Março
03 – prazo para inscrição de teses;
04 – prazo para que as SORGs Estaduais e as SEJs encaminhem pedidos de inclusão de nomes à SNJPT
06 – divulgação da lista final com as inclusões válidas e os pedidos negados
15 ou 16 – Congressos Municipais
22 ou 23 – Congressos Municipais
24 – prazo para as Comissões Organizadoras Municipais convocarem os Congressos Municipais
29 ou 30 – Congressos Municipais

Abril
05 ou 06 – Congressos Municipais
12 e 13 – Congressos Estaduais

Maio
08 – divulgação do regimento interno da etapa nacional do I Congresso da JPT
09 – prazo para a inscrição de projetos de resolução à etapa nacional
17 e 18 – Congressos Estaduais de Minas Gerais; o evento acontece na Escola Sindical
22 a 25 – Congresso Nacional

Notícias